Personalidade do mês – Ana Sousa

“…mais do que procurar oferecer um estilo, procuro vestir a alma de cada pessoa, desenhando uma atitude perante a vida…” 

Ana Sousa nasceu numa família rural, do concelho de Barcelos. Era a mais nova de sete irmãos. Com o marido e um cunhado, Ana Sousa criou a Flor de Moda, empresa que trabalhava para outra marcas. Porém, o sucesso das suas criações, fez a firma criar também uma marca própria. A primeira loja ANA SOUSA em Portugal surge no ano 2000, em Vila Nova de Gaia, mais concretamente no Arrábida Shopping. O sucesso do lançamento desta loja, assim como das que se seguiram, baseou-se na oferta de todas as propostas da colecção ANA SOUSA num único espaço comercial e na apresentação às consumidoras de um life styling sofisticado, sóbrio, elegante, urbano e com uma nuance levemente cosmopolita chic.

Actualmente, a marca ANA SOUSA conta com 51 lojas em Portugal,  4 em Espanha, 2 no Luxemburgo, 4 na África do Sul, 2 na Rússia e 1 na Suíça.

Pensou algum dia alcançar este sucesso?

Quando lutamos com tanto empenho por algo, claro que sonhamos alcançar o sucesso. Depois somos vítimas do nosso próprio sucesso, quando conseguimos atingir uma etapa já estamos a pensar na próxima que podemos alcançar e cada vez exigimos mais e mais de nós próprios. É um sentimento de insatisfação saudável, é querer chegar sempre mais longe. Isso mantém o meu espírito mais jovem dando-me forças para lutar… mas ao mesmo tempo é extremamente extenuante.

Quais foram as maiores dificuldades com as quais se deparou no caminho que fez?

O mais difícil é sempre o início, a afirmação de uma nova marca no mercado é um grande desafio… mas não sei se não será mais difícil manter um nome no mercado atual onde a concorrência, a exigência e a indecisão do cliente é constante e mais desafiadora. Antigamente, tinha muito mais tempo para mim, tinha mais intervalo entre as colecções, agora parece que o tempo não chega, trabalho colecções diferentes ao mesmo tempo e parece que estou sempre em dead line.

Sentiu que o caminho para o sucesso profissional é mais difícil por ser mulher?

No início talvez, nasci num meio pequeno, predominantemente rural, e num tempo onde as mentalidades ainda tinham muitos tabus. As mulheres da minha geração estavam automaticamente rotuladas como esposas e mães, essas eram as suas obrigações e profissões. Eu tive sempre um espírito jovem, ambicioso e irreverente, o que me levou a ter muitos atritos pessoais com as pessoas que pensavam dessa maneira. Mesmo em termos familiares, com o meu pai e irmãos mais velhos, fui obrigada a enfrentá-los de maneira a que me deixassem ser diferente, que me deixassem ser a Ana, tal como eu era e não como eles queriam que eu fosse. Mas, sempre tentei tirar o melhor das oportunidades e experiências que ia tendo de modo a abrir novos caminhos e proporcionar novos horizontes e encarar novos desafios.

Que sugestões dá às mulheres portuguesas para alcançarem o bem-estar próprio e o sucesso profissional?

Que sejam fiéis aos seus sonhos, que vejam nas dificuldades desafios e vão ver que quando conseguirem ultrapassá-las o sentimento de mais uma vitória vai valer a pena. Quando não correr tão bem como gostariam tentem tirar uma lição e aprendizagem para uma próxima vez…nunca parem de lutar. Foi essa a minha estratégia e resultou.

O que mais ambiciona neste momento?

Abrir uma loja ANA SOUSA em Nova Iorque e outra em Milão é o grande sonho que me falta concretizar e pelo qual luto dia-após-dia.

“Proud to be a woman”?

Sem dúvida, por isso mesmo criei uma marca feminina, onde o meu lema é exaltar a sofisticação feminina. Na minha opinião, o truque para o sucesso, em qualquer área, é sem dúvida estarmos bem connosco mesmos. Isso dá-nos confiança e assim conseguimos ter firmeza perante os outros. Quando transmitimos segurança o sucesso está garantido e ainda por cima,deslumbramos!!!

Comentários

  • Calendário

    Outubro 2011
    S T Q Q S S D
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31